As expectativas são um dos nossos maiores problemas, embora raramente percebemos isso. Surgem quando paramos de viver no mundo real e começamos a viver no mundo que construímos em nossas mentes, quando deixamos de enfrentar a realidade como ela é e começamos a reagir à forma como o mundo gostaria que fosse. Portanto, as expectativas podem fazer-nos tremendamente infeliz.

3 monstros que nos levam ao neuroticismo. Albert Ellis, criador de Rational Emotive Therapy, disse que há três monstros que nos impedem de ser feliz. As expectativas muito racionais levam-nos a trabalhar em um “modo neurótico” que são típicos de viciados em infelicidade.

1. Tenho de fazer bem

Esta expectativa é dirigida a nós mesmos, é um mandato para o nosso ego e, de alguma forma, temos incutido a sociedade. Na verdade, muito jovem, quando adentramos na escola, nós passam a mensagem de que o estudo não são valiosos para nós, mas para as nossas realizações. É compreensível, portanto, que temos grandes expectativas para o nosso desempenho.

O problema é que essas expectativas são muitas vezes uma perfeição irrealista e inatingível. A pessoa que acha que tem de fazer bem, ter sucesso, ser competente e conseguir tudo o que é proposto é simplesmente imposto a uma dose de estresse desnecessária que vai levar ao sentimento de fracasso e frustração ao menor revés.

Na verdade, este tipo de expectativas não leva ao crescimento pessoal, mas são a base para pensamentos baixa autoestima, abnegação sem sentido e auto-ódio.

2. Você tem que me tratar bem

Esta expectativa se reflete em outros, ela expressa o que esperamos dos outros. Obviamente, todos nós queremos ser tratados com respeito e justiça, mas nem sempre é assim, e temos de estar preparados para lidar com isso.

No mundo há muitas pessoas, todos são diferentes e nem sempre se comportam de forma amigável. No entanto, se você espera que eles sempre lhe tratem bem, você vai ficar com raiva e oprimir os outros cada vez que alguém não respeita a sua vez na fila, estacionar errado ou você levantar a sua voz.

Se libertar dessas expectativas não significa que você permita ter seus direitos pisoteados, mas vai permitir que você tome distância emocional suficiente para entender quais são as batalhas que valem a pena lutar e quais não. Quando você não esperar nada de ninguém, não vai se sentir decepcionado e, o que é ainda melhor, cada gesto positivo será um presente incrível.

3. O mundo deve ser fácil

No mundo ocidental as novas gerações cresceram em um ambiente relativamente confortável e seguro, têm sido levantadas sob as asas protetoras de seus pais, por isso é normal que o crescimento de grandes expectativas sobre o mundo e pensar que tudo deve ser fácil, eles podem ter o que querem, quando querem, sem abrir mão de nada.

Há pessoas que acreditam que devam facilitar o mundo para eles, que afirmam não ter que lidar com congestionamentos, não esperar sua vez na fila e não ter de lidar com todos os pequenos problemas da vida cotidiana . São as pessoas que têm uma baixa tolerância à frustração, de modo que qualquer revés que não se encaixa a imagem idealizada do mundo vai se tornar um grande problema.

Tais expectativas não estão relacionadas com a fé na evolução humana, esperança e uma atitude positiva, mas são baseadas em uma visão realista do mundo, então você só pode causar dificuldades para alimentá-los.

Verifique seu “armário de expectativas”

Alimentar expectativas irrealistas que fazem fronteira com o absurdo é muito simples, porque, basicamente, fazer-nos sentir que o mundo é um lugar amigável, seguro e organizado. No entanto, também nos impede de desenvolver o nosso arsenal de ferramentas psicológicas para a vida. Na verdade, apenas errando é que vamos desenvolver resistência, assumindo a responsabilidade e tornando-se melhores, desta vez com a lição aprendida, mais forte e mais sábio.

Portanto, recomenda-se que verificar periodicamente seu “armário de expectativas” e desprezar tudo o que você não precisa e que estão ocupando lugar desnecessariamente. Pergunte a si mesmo , quais são expectativas sobre si mesmo, dos outros e do mundo que você abriga. Até que ponto eles são realistas? Essas expectativas vão ajudá-lo a ser feliz e melhorar a sua vida ou, pelo contrário, muitas vezes fazem você se sentir mal?

Fonte: http://www.rinconpsicologia.com

Deixe uma resposta