Quem é que, na infância, nunca ficou horas vendo um menino e o seu urso no Bosque dos 100 Acres? À primeira vista, o desenho animado do Ursinho Pooh (“Winnie the Pooh” como título origina) parecem completamente normais. Mas, quando eles foram examinados por especialistas, foram descobertos vários problemas psicológicos em todas as personagens
Um estudo publicado na revista Canadian Medical Association sugere que os personagens de Winnie the Pooh são mais orientados para adultos do que para crianças. Isso porque eles representam vários sintomas de doenças mentais, semelhante ao que ocorre na nossa sociedade do mundo real.
1. Ursinho Puff
O Ursinho Puff luta com TDAH, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Seus pensamentos dispersos, seu estilo de vida desorganizado e constante esquecimento são típicos sintomas dessa condição.
2. Bisonho
Ele está sempre descontente ou deprimido, e é provavelmente o personagem mais triste da história dos livros infantis. Ele sofre uma depressão grave.
3. Guru
Guru parece mostrar sintomas de autismo. Ele tem duas faces: às vezes, ele não presta atenção a nada ao seu redor e acaba em situações um pouco perigosas. Outras vezes, ele decide sentar-se calmamente na bolsa de sua mãe, ignorando completamente o mundo.
4. Leitão
Ele está constantemente preocupado e hipervigilante com o que pode acontecer, um sintoma de ansiedade. Se ele for surpreendido por coisas como ruídos e movimentos, ele corre ou esconde-se. O Leitão gosta das coisas que o deixam calmo…
5. Can
Can sofre de Transtorno de Ansiedade Social. Ela está preocupada com seu filho e como ela vai sobreviver como mãe solteira. Se Guru realmente tem autismo, isso pode fazer sua ansiedade se intensificar. Uma das razões pelas quais ela gosta de sempre estar atenta ao filho, ou tê-lo na sua bolsa.
6. Abel
Tudo indica que Abel pode sofrer de TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. Ele precisa ter tudo em sua vida constantemente organizado, e qualquer interrupção dessa organização causa grande angústia. Ele fica muito nervoso quando o seu mundo não está em perfeita ordem e harmonia.
7. Tigrão
Tal como o Ursinho Puff, ele é um retrato da hiperatividade. Tigrão não consegue ficar quieto e gosta de tomar decisões impulsivas.
8. Corujão
Sendo o animal que simboliza a sabedoria, Corujão é um personagem metido a sabe tudo, que vive dando sugestões e instruções mesmo não sendo pedidos, e que por vezes estão erradas. É muito exposta a sua ideia de superioridade perante os outros personagens levando a crer que ele teria um transtorno de personalidade narcisista.
9. Christopher Robin
Ele é o único ser humano que vive no Bosque dos 100 Acres, é fácil ver que o mundo é o produto de sua imaginação. A imaginação de Christopher Robin é muito realista, levando à possibilidade de ele sofrer de esquizofrenia.
O que achou destas análises de personalidade das personagens do Winnie the Pooh? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
Penso ser muito bom, qualquer forma de esclarecimento, a respeito de temas ainda tão desconhecidos!